29
outubro

batata blog

Batata frita sem culpa

Postador por: Vanessa | Tag(s): | Categoria:Casa

Elas são sedutoras e estão em todos – ou quase todos os restaurantes. Práticas, combinam com vários tipo de comida. Não tem jeito, é praticamente impossível resistir a uma porção de batata frita.

Mas afinal, o que faz mal à saúde: a batata ou o óleo usado para fritá-la?

“Toda refeição deve conter carboidratos, pois é importante para fornecimento de energia. Assim, a batata seria uma opção”, afirma a nutricionista funcional Sandra da Silva Maria, da clínica Gastro Obeso Center.

Comer batatas todos os dias parece até um sonho, mas antes de mudar o cardápio da semana, vale a ressalva da nutricionista, “o ideal é que não seja frita, porque essa contém as calorias do óleo. Além disso, com a elevação da temperatura, o óleo pode saturar e produzir uma substância nociva ao organismo: a acroleína”.

Segundo a especialista quando o assunto é fritura, devemos ser cautelosos. “Devemos ingerir, no máximo, uma vez na semana uma porção de 100 gramas. Isso serve para qualquer fritura, até mesmo carnes, petiscos e batata”, complementa.

Uma saída para quem não consegue abrir mão desse tipo de comida, mas ficou preocupado com a saúde e com a balança são as fritadeiras que não utilizam óleo. A Air Fry deixa os alimentos macios por dentro e crocantes por fora sem usar óleo. Para as donas de casa outra vantagem: frita sem engordurar a cozinha.

“A opção de fazer a batata sem o óleo é muito interessante, mas devemos lembrar que a batata deverá substituir o arroz. Além disso, é importante dizer para não exceder na quantidade, pois é um carboidrato e o seu excesso pode contribuir para o aumento de peso. Por isso, devemos salientar que diabéticos devem restringir a sua ingestão”, conclui a nutricionista.

Ou seja, a palavra-chave nessa história é moderação. Podemos consumir batata, mas sem exageros. E para quem não abre mão da saúde, a dica é trocar o óleo pela opção mais saudável, como a Air Fry.

 





3 Comentários

  1. Shayna disse:

    November 13, 2012 Superinteressante A Dieta da Cieancia Ole1, achei a mate9ria muito interessante, gisratoa de saber a fonte dos estudos clednicos da Universidade do Texas e da Universidade de Minnesota. Gostaria de me aprofundar e ler os originais. Vocea pode me indicar a bibliografia? super tks!

  2. Juliana disse:

    Boa Tarde!!!!
    Tentei entrar em contato diversas vezes pelo telefone de contato com a Philco (único meio de contato) e não obtive sucesso. Quero fazer a devolução da friatdeira Air Fry da Philco, pois na terceira utilização ela incendiou. Quase incendiou minha cozinha. Comprei o produto há 9 dias e não quero consertar, pq não há conserto em um produto que salta labaredas de fogo.
    Será que consigo entrar em contato com alguém da Philco???????

Deixe o seu comentário!








Copyright 2014. Todos os direitos reservados © Philco.